Lula da Silva já na cidade alta, testemunha com João Lourenço assinatura de vários acordos

Lula da Silva já na cidade alta, testemunha com João Lourenço assinatura de vários acordos

O Presidente do Brasil, Luís Inácio “Lula” da Silva, encontra-se já no Palácio Presidencial, em Luanda, onde está previsto um encontro com o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, seguido da assinatura de acordos entre os países.

No Palácio Presidencial, na Cidade Alta, estão igualmente previstas conversações oficiais a nível de delegações governamentais, discursos dos dois Chefes de Estado e assinatura de acordos de cooperação.

Na forja estão, pelo menos, 11 acordos de cooperação, com destaque para os sectores da agricultura, saúde, educação inclusiva, transportes, criação de pequenas e médias empresas.

Durante a cerimónia Angola e o Brasil poderão rubricar, também, acordos relativos ao processamento, tratamento e transferência de dados da Administração Pública, bem como sobre o apoio recíproco a candidaturas em instituições internacionais.

O Presidente Lula da Silva chegou a Luanda na noite de quinta-feira, proveniente de Joanesburgo, África do Sul, onde participou, de 22 a 24, na 15ª Cúpula do BRICS, bloco de países de economias emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

A cooperação entre Angola e o Brasil teve início a 11 de Junho de 1980, com a assinatura do Acordo de Cooperação Económica, Científica e Técnica.

No âmbito desse acordo, os dois países desenvolveram a cooperação bilateral nas áreas da saúde, cultura, administração pública, formação profissional, educação, meio ambiente, desporto, estatística e agricultura.

O Brasil foi o primeiro país do mundo a reconhecer a independência de Angola, proclamada a 11 de Novembro de 1975, pelo então Presidente António Agostinho Neto.

E o Brasil pretende formar, até 2027, quadros angolanos, nomeadamente três mil médicos especialistas, nove mil enfermeiros especialistas, igual número de técnicos de diagnóstico e terapeutas especialistas, três mil técnicos de apoio hospitalar, além do pessoal do regime geral, informou, esta quinta-feira, em Luanda, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.

Segundo a governante, em declarações à imprensa, depois de um encontro com a sua homóloga brasileira, Nísia Trindade Lima, o programa faz parte do plano nacional de formação de especialistas do sector da saúde, que poderá contar com a cooperação do Brasil.

Por sua vez, a ministra da Saúde do Brasil, Nísia Trindade Lima, disse que os dois ministérios  estão comprometidos em fortalecer a colaboração para a melhoria da saúde dos dois povos.

Garantiu  que o Brasil vai ajudar Angola na pesquisa e prevenção do HIV/Sida, tuberculose, lepra e outras doenças infecciosas e transmissíveis.