Santo padre nomeia sacerdote angolano para Arcebispo na Ponta Negra

Santo padre nomeia sacerdote angolano para Arcebispo na Ponta Negra

O Santo Padre nomeou o reverendo Padre Abel Liluala, até então pároco da Catedral e vigário judicial da Arquidiocese de Ponta Negra, como Arcebispo metropolitano de Ponta Negra, República Democrática do Congo.

Mons. Abel Estevão Liluala nasceu a 23 de Abril de 1964 em Cabinda, Angola, perto de Pointe-Noire.

Depois de frequentar o Seminário menor de Tshela, na diocese de Boma, completou os estudos de filosofia no Seminário maior Santo André Kaggwa, em Kinshasa. Estudou teologia primeiro no Seminário Maior do Sagrado Coração de Luanda, Angola, e posteriormente no Seminário Maior Emile Biayenda em Brazzaville.

Foi ordenado sacerdote em 6 de Fevereiro de 1994 para a arquidiocese de Pointe-Noire. Obteve o doutoramento em direito canônico pela Pontifícia Universidade do Sagrado Coração de Roma em 2010. Foi também membro do Colégio de Consultores de Pointe-Noire.

Até agora serviu como pároco da Catedral de São Pedro Apóstolo e vigário judicial da arquidiocese de Ponta Negra.

A primeira reacção veio da sua antiga Diocese, Cabinda, onde o Bispo, Dom Belmiro Chissegueti, saudou já a nomeação de Dom Liluala.

Dom Belmiro Chissegueti da Diocese anfitriã do novo Bispo, fala da experiencia do anúncio da nomeação de um Bispo, referindo-se ao novo Bispo de Ponta negra e augurou um ministério episcopal com humildade.