João Lourenço pede mais trabalho para acabar com os conflitos em África

João Lourenço pede mais trabalho para acabar com os conflitos em África

Angola assumiu, neste sábado, na capital etíope, Addis Abeba, a primeira vice-presidência da União Africana (UA), abrindo assim as portas para a preparação da sua candidatura à presidência rotativa anual da organização continental, pela região da África Austral, a partir de 2025.

A cerimónia de eleição de Angola para o cargo aconteceu na sede da União Africana, na capital etíope, durante a abertura da 37ª Cimeira Ordinária de Chefes de Estado e de Governo da União Africana, testemunhada por mais de trinta líderes políticos africanos, entre os quais o Presidente da República, João Lourenço.

Ainda ontem, Angola foi eleita membro do Conselho de Paz e Segurança com 46 votos, no termo da 44ª sessão do Conselho Executivo da União Africana, tendo sido o país mais votado.

E na sexta-feira, o Presidente João Lourenço convocou uma Cimeira extraordinária na sede da UA, que colocou frente a frente os Presidentes da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi, e do Rwanda, Paul Kagame, para debater a situação de paz no Leste da RDC.

João Lourenço teme que o conflito na República Democrática afecte toda região da SADC.