Vice-presidente de Angola termina visita à China

nandoO vice-presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, partiu por volta da 12H30 de Shanghai, China, 5H30 em Angola, de regresso ao país, depois de ter presidido às comemorações do dia de Angola na EXPO 2010, que decorreu naquela cidade chinesa.

Chegado no sábado, o vice-presidente visitou no domingo vários pavilhões da EXPO Shanghai 2010, onde presidiu à cerimónia oficial do dia de Angola, tendo a seguir orientado a abertura de um fórum sobre oportunidades de negócios na pátria angolana.

Nos seus discursos, perante empresários angolanos, chineses e de outras partes do mundo, reafirmou o compromisso do Governo angolano com o crescimento económico e na melhoria das condições de vida dos cidadãos, ao mesmo tempo que convidou os homens de negócios chineses a investir no país.

Descreveu o ambiente macroeconómico do país como sendo favorável, com o alcance da paz e as reformas introduzidas, e deu garantias de segurança ao investimento privado, assinalando que Angola está aberta a iniciativas que venham a contribuir para desenvolvimento e do bem-estar.

Esta terça-feira, com o seu homólogo, Xi Jinping, manteve um encontro positivo de cortesia, que serviu para analisar as relações existentes e perspectivar o intercâmbio entre os dois estados.

À imprensa angolana, Fernando da Piedade afirmou que o relacionamento entre os dois estados é bom, mas pretende-se evoluir para as parcerias público/privadas e privadas.

A China está a crescer. Tem uma experiência bastante grande que Angola quer aproveitar, sublinhou.

Fizeram parte da comitiva angolana à China os ministros da Geologia, Minas e Indústria, Joaquim David, do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, Cândida Pereira Teixeira, do Comércio, Maria Idalina Valente, e do Urbanismo e Construção, José Ferreira.

Estavam ainda o ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Afonso Pedro Canga, a secretária de Estado para a Cooperação, Exalgina Gambôa, o vice-ministro do Ambiente, Sianga Abílio, e o embaixador de Angola na China, João Manuel Bernardo.

Empresários angolanos e chineses, bem como provenientes de outras partes do mundo participaram igualmente das actividades alusivas às actividades alusivas ao dia de Angola e no fórum sobre oportunidades de negócios no país.