Presidente da Republica Exonera Ministro do Interior

NgongoO Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, fazendo uso da faculdade que lhe confere a  Constituição, procedeu à exoneração de Roberto Leal Ramos Monteiro "Ngongo", do cargo de ministro do Interior.

Uma nota dos Órgãos Auxiliares do Presidente da República chegada à redacção ecclesia recorda que  Roberto Leal Ramos Monteiro “Ngongo” havia sido nomeada por Decreto Presidencial de 8 de Fevereiro do corrente ano.

A  Casa Civil do Presidente da República  informou domingo que o Chefe de Estado tomou conhecimento da detenção e saída ilegal de São Tomé e Príncipe para Angola do cidadão português Jorge Manuel dos Santos Oliveira, a fim de ser submetido a um processo judicial por alegada fraude a uma empresa de direito angolano.

"Não existindo um acordo de extradição entre os dois países e não tendo havido autorização  judicial de qualquer autoridade competente de São Tomé e Príncipe, o referido processo de extradição foi considerado irregular e ilegal".

Em consequência dessa constatação e do facto de o  Ministério do Interior ter reconhecido o grave erro em que incorreu, foi na  ocasião anunciada a consequente  exoneração do  titular da pasta.