Polícia solta jornalistas depois de detidos esta madrugada

2589789654Os profissionais cobriam concentração de pessoas no primeiro de Maio.

Jornalistas detidos cerca de 10 horas na DIPIC por cobrirem uma tentativa de manifestação pacífica contra a governação angolana.

Segundo informações, São cerca de 4 jornalistas entre os quais Ana margoso, Pedro Cardoso, Afonso Francisco e Idalio Kandé, jornalistas semanário do novo jornal.
A detenção aconteceu por volta da 1hora da manha desta segunda feira, quando os mesmos tencionavam fazer a cobertura jornalística da referida manifestação pacífica.

Na direcção provincial de investigação criminal, a Ecclesia apurou dos familiares dos manifestantes que estavam detidos cerca de 20 cidadão, entre os quais o conhecido musico do estilo rap de intervenção social, Brigadeiro Mata Frakus, que recentemente fez duras criticas ao executivo angolano, num espectáculo realizado na capital do pais.

Um dos seus irmãos mais novos disse a Ecclesia que a policia nacional não estava a dar mais informações sobre o destino do seu irmão e mostra-se preocupado com o facto.

E quem também foi detida por volta das 8 da manha, no largo primeiro de Maio, foi a cidadã angolana que se identificou como dona Elsa.

De recordar que os jovens aderiram a manifestação depois de uma  convocatória   feita algumas semanas atrás pela Internet.

E um dos jornalistas detidos pela polícia durante a manifestação é Pedro Cardoso, do " Novo Jornal", explica os motivos da detenção dos jornalistas e dos manifestantes.

Pedro Cardoso diz que o tratamento foi normal, sem actos de violência.

Pedro Cardoso disse que não lhes foi dito oficialmente nada porque estavam sentadas cerca de Dez pessoas no largo Iº DE MAIO pacificamente sem nenhuma atitude;

O Analista político da Ecclesia, Justino Pinto de Andrade diz que não vê nada de anormal o trabalho que os jornalistas faziam no local da manifestação.

Por outro lado Justino Pinto de Andrade apela os angolanos a trabalharem com liberdade para o engrandecimento do país.