Rui Mingas enaltecido por academia francesa

mingamingasfotoO cantor e compositor Rui Mingas e os artistas Rão Kyao e Eugénia Melo e Castro foram sábados laureados pela francesa Academia de Artes, Ciências e Letras com medalhas de ouro e prata pelos "relevantes serviços prestados à cultura".

Rui Mingas, que foi embaixador de Angola em Portugal, recebeu a Medalha de Ouro, Rão Kyao e Eugénia Melo e Castro a Medalha de Prata.

O cantor brasileiro Martinho da Vila foi laureado com a medalha Escarlate.

Esta distinção coroa os laureados pelos "relevantes serviços que prestaram à cultura ao longo das respectivas carreiras".

A cerimónia de entrega dos galardões decorreu em Paris.

A Academia de Artes, Ciências e Letras foi fundada em 1915 sob a égide de René flament e um dos seus objectivos é "promover e distinguir o trabalho dos dirigentes, criadores, promotores e produtores naquelas áreas do conhecimento".

A Rainha Fabíola da Bélgica, Marie Curie, Paul Belmondo, Jean Yves Cousteau, Cardeal Paul Poupard, Professor Pasteur, Alain Decaux, Irmãos Farman, Maurice Schumann, Pierre Osenat, Mick Micheyl, Yves Berger e Milton Nascimento são algumas das personalidades que já foram laureados por esta academia.