Monumentos de Mbanza Kongo beneficiarão de obras de restauro

Os Monumentos Históricos da cidade de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire, vão, a partir deste ano, beneficiar de obras de reabilitação, para a sua conservação, garantiu hoje, nesta localidade, a ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva.

ministraFalando em conferência de imprensa, após visita de 24 horas a Mbanza Kongo, a governante disse existir já um projecto que visa, essencialmente, recuperar os Monumentos e Sítios Históricos mais importantes desta cidade histórica

"Tudo depende do nosso engajamento para que possamos cumprir com esse requisito. A nossa vinda aqui tem, justamente, a ver com os passos que devemos dar uma vez que a cidade de Mbanza Kongo vai ser objecto de obras integradas. Por isso, nós temos que responder ao princípio da integridade e da originalidade dos bens patrimoniais que temos já classificados e que queremos fundamentá-los para a inscrição mundial", sublinhou.

Para efeito, disse, peritos do Ministério da Cultura e do Instituto Nacional do Património Cultural deslocar-se-ão, em Julho próximo, em Mbanza Kongo, para, com as autoridades locais, dar-se início dos trabalhos de escavação arqueológica, bem como proceder ao levantamento topográfico da antiga capital do reino do Kongo.

De acordo com a ministra da Cultura, maior atenção será dada às ruínas da antiga Sé Catedral (Kulumbimbi), construída em 1491, tendo em conta o seu estado avançado de degradação.

Esta manhã, a ministra, acompanhada pelo ministro do Urbanismo e Construção, José Ferreira, e pelo governador do Zaire, Pedro Sebastião, visitou o Cemitério dos Antigos Reis do Kongo e o Kulumbimbi, assim como manteve um encontro com o bispo da diocese de Mbanza Kongo, Dom Carlos Kiaziku.