Quinze obras de autores angolanos serão colocadas no mercado este mês

livrosQuinze livros, da autoria de escritores angolanos, que versam sobre literatura (conto e prosa), assim como ciências sociais e humanas (antropologia, história, política e geografia) vão ser lançados durante a I Conferência Internacional subordinada ao tema "Desenvolvimento das províncias de Benguela e do Kwanza Sul", prevista para os dias 16 e 18 do mês em curso.

A revelação foi feita hoje, em Benguela, pelo coordenador da comissão executiva do evento, Afonso Dala, quando falava numa conferência de imprensa que visou abordar questões relativas aos preparativos para a realização do evento académico.

O também vice-reitor da Universidade Katyavala Bwila, que promove tal encontro, destacou que na vertente literária se trata dos livros "A última ouvinte", "Degravata", "Muxiluanda", da autoria dos escritores angolanos Negociante Patissa, Carmo Neto e Maria Celestina Fernandes, respectivamente.

Os títulos "Manual sobre doenças de peixes ósseos", "O Burocrático e o político na administração universitária", "Revista de sociologia angolana" e "Campanha eleitoral de 2008 na imprensa de Luanda" também serão postos à disposição dos 120 participantes da conferência referida.

A estes, disse, se juntam os livros "Filosofia da arte sobre a razão tolerante", "Artes rupestres na província do Namibe", "Campo de concentração em Cabo Verde" e "Energia renováveis".
O coordenador da comissão executiva do evento referiu que 113 prelectores são angolanos em representação das províncias de Benguela, Kwanza Sul, Luanda, Cabinda, Huíla e Lunda Norte, enquanto 64 são conferencistas vindos do Brasil, Portugal, Itália, França, Espanha, África do Sul, Cabo Verde, Canadá, Moçambique e Polónia.

Manifestou-se satisfeito com a disponibilidade de todos conferencistas, sobretudos os estrangeiros que demonstram interesse em contribuir com ideias e sugestões importantes para o desenvolvimento de Benguela e do Kwanza Sul.

A conferência será dividida em 20 painéis, entre os quais, a "Religiosidade e o desenvolvimento", "A universidade e a promoção da cidadania", "Ambiente e desenvolvimento", "As cidades no contexto das bacias hidrográficas", "As energias renováveis como alternativas para o desenvolvimento", "Assistência sanitária e qualidade de vida do cidadão", "Combate à pobreza e à exclusão social" e "Democracia e Direitos Humanos".