Ministra da cultura elogia entrega de microfilmes de jornais à Biblioteca Nacional

rcsA ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, manifestou hoje, em Luanda, a sua satisfação pela entrega de 519 bobines de microfilmes de jornais antigos publicados em Angola à Biblioteca Nacional de Angola por parte da Fundação Escom, devido ao facto de ajudar a completar o acervo bibliográfico dos periódicos da imprensa escrita dos séculos XIX a XX.

Rosa Cruz e Silva, que fez está afirmação ao intervir na cerimónia de entrega do referido material, disse que estes jornais são fontes de trabalho quer para ciências sociais, económica e quer para outros domínios da vida do país.

"Este material vai assim ajudar os nossos estudantes e pesquisadores a encontrarem a base para o seu trabalho. Está assim de parabéns a Biblioteca Nacional de Angola pelo desenvolvimento do projecto e a Biblioteca Nacional de Portugal, que cedeu este bem, assim como a Fundação Escom por aceitar apoiar este projecto", asseverou.

Ainda para Fundação Escom, a ministra elogiou a vontade de expressa desta instituição em prosseguir o projecto de recolha do acervo angolano.

"A continuação de projectos desta natureza vão conduzir a recuperação de uma memória que se encontra nos arquivos não só em Portugal, mas também no Brasil e países da América a Latina", focalizou.

Em 14 de Novembro de 2006, a Biblioteca Nacional de Angola e a Biblioteca Nacional Portugal assinaram um protocolo de cooperação que está em execução e contempla, entre outros, um artigo referente a recuperação do acervo.

Neste acordo, a Biblioteca Nacional de Portugal compromete-se a facilitar a sua congénere de Angola com cópias digitais e microfilmes dos documentos relativos a Angola existente no seu acervo, podendo ambas as partes recorrer a financiamento de terceiro, sempre que os seus orçamentos sejam insuficientes. Daí a intervenção da Fundação Escom neste processo.