Crianças aprendem a criar instrumentos musicais tradicionais

musica_crianaCrianças de oito aos 16 anos de idade das comunidades de Salipata, Chapa, Sambaia e Itengo, na província da Lunda Sul, começaram hoje, segunda-feira, a aprender a criar instrumentos musicais tradicionais, com realce para o "Kissange, Kakolondondo, Likembe, Ngoma", entre outros.

De acordo com o responsável do projecto, Victor Gama, a iniciativa, denominada "oficinas de kissange", é uma parceria da Sociedade Mineira de Lwó e a Fundação ESCOM e visa cultivar nas crianças hábitos de criar objectos de valor cultural, com realce para a música.
Segundo Victor Gama, as oficinas começaram no município de Cacuaco, província de Luanda, e deverá envolver alunos e professores de diversas escolas destas comunidades.

Nesta senda, os parceiros distribuíram, nas escolas da comuna de Xá-Cassáu, kits de material escolar, como cadernos, sacolas, esferográficas, réguas e dicionários básicos de língua portuguesa.

Em gesto de agradecimento, a administração comunal manifestou a sua satisfação e apresentou como principal dificuldade a falta de professores e enfermeiros na comuna.