Dia do trabalhador da saúde

saudeE por cá o acto central do dia do trabalhador da saúde que se comemorou ontem, 25 de Setembro, teve lugar em Cacuaco.

Durante o acto o Ministro da Saúde, José Vandú-Nem considerou ultrapassadas as preocupações que o sector da saúde enfrentava na formação de quadros.

O Acto decorreu no mercado do Panguila sob o lema: " Atendimento Humanizado, Profissionais responsáveis e valorizados, rumo á municipalização dos serviços de saúde".

E por esta ocasião o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde identifica como desafio do sector, a municipalização dos serviços de saúde.

No comunicado a propósito da data, o Sindicato revela que o salário do trabalhador da saúde é uma miséria, e está ainda muito fora dos padrões nacionais e internacionais.

Para o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, a nova carreira de enfermagem já foi aprovada mas carece da regulamentação e exequibilidade, reflectindo-se assim na vida real, do profissional de enfermagem e não só.

O comunicado pede ao Governo que resolva a questão salarial desta classe cuja as consequências se reflectem na qualidade de serviços prestados às populações, ao mesmo tempo que se congratula com o pacote legislativo que irá regular o sector já em fase de aprovação na Assembleia Nacional.