Hoje é dia nacional do idoso

idosoA administradora do município da Ingombota, em Luanda, Susana de Melo, defendeu hoje, terça-feira, a necessidade da sociedade prestar maior atenção aos idosos, por constituírem uma biblioteca viva para a actuação diária da nova geração.

A responsável considerou que este grupo social possui ricos ensinamentos que devem estar sempre presentes no seio familiar e na sociedade.

E os dedos dos nossos pés e das nossas mãos não chegam para contar o número de idosos, que por este país adentro, não têm o amor, carinho e atenção dos seus familiares.

Há mesmo idosos que têm a pouca sorte de serem abandonados pelos próprios filhos em lares de terceira idade.

A repórter Joana Zunguila esteve no Beiral e manteve dois dedos de conversa com vários idosos que lá se encontram.

{flexiaudio}9144{/flexiaudio}

A violência moral e física contra os idosos é a principal causa de depressão de cidadãos na terceira idade.

Nos dias de hoje muitos são os casos de filhos e netos que agridem moral e fisicamente seus pais e avós onde alguns destes idosos não escapam mesmo da morte.

Para abordar o caso a Ecclesia ouviu a psicóloga Maria da Encarnação Pimenta que explicou algumas razoes que têm levado muitos idosos a serem maltratados pelos seus familiares.

{flexiaudio}9089{/flexiaudio}

Comemora-se hoje o dia nacional do idoso. Ouvíamos a Psicóloga Maria da Encarnação Pimenta que falava das consequenciais resultantes da violência contra os cidadãos na terceira idade.