Polícia de migração e estrangeiros impede activista de Cabinda de seguir para Portugal

123658995124560A detenção do escritor e activista cívico Francisco Luemba, neste fim-de-semana no aeroporto de Luanda, está ser considerada, por varias entidades, como um acto descoordenado por parte de instituições judiciais.

Francisco Luemba esteve vários meses na cadeia acusado de crimes contra a segurança de estado, mas depois solto devido a revogação da lei.

O também advogado pretendia seguir para Lisboa no ultimo fim-de-semana.

David Mendes jurista e activista cívico que falou a Ecclesia disse que tendo sido absolvido automaticamente, esta ordem que proibia a sua saída do país deveria ser imediatamente levantada.

O jurista disse por outro lado que a procuradoria deveria notificar os Serviços de Migração para levantar esta interdição, e porque é necessário compreender que não têm competência para interditar saída de ninguém.

David Mendes salientou ainda que se o facto é sobre acção a selecção Togolesa, esta já se foi decidida, então não pode sobre a mesma matéria ser colocada nenhuma restrição.

David Mendes apelou o ministério publico, porque quando há ordens para prender o fazem imediatamente e quando a ordem de liberdade leva tanto tempo.

Relações de activista David Mendes sobre a detenção de Francisco Luemba ocorrido neste final de semana no aeroporto de Luanda.