UNAP pretende criar revista dos artistas plásticos

UNIAOO secretário-geral da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP), António Bastos, anunciou hoje, em Luanda, que a instituição por si dirigida, trabalha, para a criação, a breve trecho, de uma revista de divulgação dos feitos dos artistas da "arte do belo".

Segundo António bastos, que falava à Angop, o engajamento da UNAP em ter uma revista visa satisfazer os anseios dos amantes da arte sedentos em conhecer, a fundo, os criadores nacionais.

Devemos criar a revista para promover os artistas e as suas obras. Neste momento estamos a fazer tudo para que a revista seja uma realidade", indicou.

Além disso, uma das preocupações do seu mandato, disse, é fazer com que a UNAP, seja bem representada nas províncias, funcionando sem sobressalto, de modo a que os progressos que Luanda vai tendo, se estendam para todo país, em termos artísticos.

"Já fizemos o levantamento da realidade das artes plásticas nalgumas províncias, precisamos ver, agora, quem é que ao nível destas regiões do país poderá dirigir as representações desta associação", apontou.

Benguela, Huambo, Lubango e Cabinda, são as províncias em condições, em sua opinião, de vir a ter mais cedo as respectivas representações pelo nível organizativo dos criadores destas localidades.

A UNAP, criada a 8 de Outubro de 1977, por um conjunto de artistas plásticos e intelectuais, onde se destacam nomes como Victor Teixeira "Viteix" e Henrique Abranches, tem por finalidade a promoção e divulgação da produção artística nacional.