José Luís Mendonça lança obra poética

foto2A obra poética "Poesia Manuscrita pelos Hipocampos", de autoria do escritor angolano José Luís Mendonça, foi apresentada, em Luanda, numa cerimónia promovida pela Caxinde Editora.

Com setenta e duas páginas, teve uma tiragem de mil exemplares e é uma homenagem à natureza, ao país, à mulher e à Humanidade, tendo como destaque os poemas "Realeza", "Maçã Preta", Eu Sou Petróleo Bruto", "Mulher Poema", Estrela do Mar" e "Aves da Estação".

Segundo o autor, a ideia do livro nasceu ainda na infância, quando teve uma "visão" do Mundo sobre o passado e o futuro do Universo, que o inspirou a produzir essa obra poética.

"Lembro-me de na infância ser iluminado por raios solares que me mostraram certos fenómenos naturais, que ocorreram ao longo do tempo e outros factos do futuro, que escrevi nesta obra. Este livro é uma visão muito íntima que tenho com a natureza", explicou.

Por sua vez, António Quino, professor universitário e apresentador da obra, disse que o trabalho constitui um desafio para os leitores, que terão de descodificar as ideias do escritor, que estão além das suas palavras.

"É necessário um grande exercício de memória e harmonia entre o cérebro e o coração para se poder entender os poemas deste livro, devido a linguagem e a simbologia utilizada pelo autor", argumentou.

Por seu turno, o escritor e representante da Caxinde, Jacques dos Santos, enalteceu a qualidade do escritor, considerando José Luís Mendonça como um dos maiores poetas da actualidade do país.

"Para a Caxinde Editora é um grande privilégio e uma honra trabalhar com escritores da dimensão de José Luís Mendonça, um dos grandes poetas da actualidade do país", realçou.

Assistiram ao acto de lançamento docentes universitários, estudantes, escritores, políticos, entre outras individualidades.

José Luís Mendonça, nascido em 24 de Novembro de 1955, na província do Kwanza Norte. É licenciado em Direito pela Universidade Agostinho Neto (UAN) e membro da União de Escritores Angolanos (UEA).

É jornalista e autor, entre outros, dos livros "Chuva Novembrina", galardoado com o prémio de poesia "Sagrada Esperança", "Gíria de Cacimbo", Prémio Sonangol de Literatura, "Respirar as Mãos na Pedra", vencedor do Grande Prémio Sonangol de Literatura e "Quero Acordar a Alva" prémio de Literatura "Sagrada Esperança".

O criador escreveu ainda as obras "Logaríntimos da alma", "Poemas de amar"e  "Ngoma do Negro Metal".