Feira Cultural do Herói Nacional realiza-se em Luanda

netoO Governo Provincial de Luanda realiza de 15 a 17 deste mês, no Parque da Independência, uma Feira Cultural do "Herói Nacional", em saudação ao 17 de Setembro (Dia do aniversário natalício do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto).

Segundo uma nota da comissão preparatória das actividades ligadas à efeméride, chegada hoje à Angop, a iniciativa visa igualmente saudar o 35º aniversário da Independência Nacional, a ser assinalado a 11 de Novembro próximo.

De acordo com o documento, durante a feira haverá venda de livros, discos, artesanatos, bijuterias e outros artigos, bem como exposição fotográfica sobre vida e obra de Agostinho Neto.

A nota refere que a feira vai decorrer sob o Lema " Reafirmando os ideais de Neto desenvolvemos Angola; A cultura fortalece a nação, mais cultura, mais Angola.

O programa prevê para dia 17 uma exibição dos melhores grupos carnavalescos da província de Luanda, nomeadamente Cassules dos Jovens da Cacimba, Cassules do Café de Angola, Cassules do 10 de Dezembro, União Café de Angola, União 54, União Jovens do Mukuaxi, União Geração Sagrada, União Njinga Mbandi, União Dimba Dya Angola, União 10 de Dezembro, União Kazukuta do Sambizanga, União Mundo da Ilha, União Operário Kabocomeu, União Sagrada Esperança, União Kiela e Unidos de Kaxinde.

No mesmo dia, realiza-se no Salão Multiusos da LAASP a sessão de canções, trovas e poesia, evocando Agostinho Neto, com artistas Zé Kafala, Dom Caetano, Kizua Gourgel, Sandra Cordeiro, Poeta dos Pés Descalços, Gonguita Diogo, Maria Isabel e Carlos Luanga da Costas (declamadores e Grupo Coral Alpaha Ómega.