Escritor advoga realização do festival de música tradicional em Angola

ndiceO membro da União dos Escritores Angolanos (UEA), José Luís Mendonça, defendeu hoje, em Luanda, a realização de festival nacional de música tradicional a partir do nível provincial, numa acção que visa criar diálogo entre cidadãos de diferentes culturas, enquanto valores partilhados, para contribuir na consolidação da paz.

O facto foi manifestado pelo escritor durante um debate "Maka á quarta-feira" realizado semanalmente pela União dos Escritores Angolanos sob o tema "instrumentos musicais e vozes do nosso povo".

Realçou que tais festivais serão oportunidades onde os cidadãos do meio rural deverão mostrar as suas capacidades, com o uso dos seus meios tradicionais.

José Luís Mendonça assegurou que o festival tem como objectivo mostrar a juventude e toda a sociedade que o país possui a sua própria realidade musical. "Podemos ajudar a modernizar todo o património cultural musical já constituído até aos nossos dias", frisou.

"Com este festival, Angola pode responder ao desafio de celebração da diversidade das tradições musicais nacionais criado o salto rigoroso para construção do pluralismo, dentro do qual se constate o equilíbrio de tendências no nosso meio artístico musical, com a música tradicional a cantar bem alto e criar novos caminhos para a sua globalização", destacou.

O escritor referiu que inclui no âmbito das artes de espectáculo, a música tradicional, por ser parte integrante do rico património cultural angolano e universal e exige, de todos, um esforço conjunto para a sua salvaguarda até porque ela interage com a natureza e a história do país.

Por seu turno, o professor de literatura no ISCED, Manuel Muanza, defendeu a necessidade de haver uma boa designação da música, para não haver "subalternização" do género de música produzida no país quer a tradicional e a moderna, porque as duas qualidade tem o mesmo casamento, com a integração dos valores do passado no presente.

"Existem muitos exemplos na África oriental e ocidental quando se fala em música, não existem disparidade, nos dois género fazem parte da música nacional, nos revemos na iniciativa do escritor angolanos de incentivar o festival musical tradicional que vai contribuir no resgate dos valores musicais que está a ser influenciado pelos estrangeiros", disse.

Manuel Muanza defende que o programa do festival musical deve ser gerido por estruturas vocacionadas para o efeito, citando como experiência o "Pio Pio", que produziu, entre outros, o músico Mamborró.