Etona confirma presença no Congresso de Filosofia em Atenas

etonaO artista plástico António Tomás Ana "Etona" participa, de 10 a 20 de Outubro do corrente ano, na cidade de Atenas (Grécia), no Fórum de Preparação do Congresso Internacional de Filosofia que vai decorrer em 2013.

Falando a rádio Ecclesia o artista disse que vai participar como membro do Comité Internacional de Filosofia para prestar assessoria nas várias áreas para a realização de um congresso exemplar, uma vez que é uma actividade de muita responsabilidade.

"Em África somos o único país que participa neste evento, o que é muito negativo já que o continente não tem dado atenção necessária as artes filosóficas. Mas o nosso Governo tem procurado apoiar os artistas, seguindo as premissas do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, naquilo que é a implementação do desenvolvimento da nação", sublinhou.

O filósofo adiantou que tem preparado para Novembro uma exposição para Benguela, onde vai levar mais de duas toneladas de escultura em madeira e algumas pinturas num novo estilo que não foram ainda apresentadas.

"Nesta exposição, em que fui convidado pelo governo da província, vou deixar que os cidadãos apreciem as peças durante mais de um mês. A província tem sido uma paragem obrigatória, em função do desenvolvimento social que se tem registado na região e o empenho dos seus responsáveis", explicou.

Ao falar sobre o IV Encontro Internacional de História de Angola, Etona afirmou que encontros do género são produtivos por ajudar a "construir" a identidade do povo de Angola.


"Falar da história nacional é e deve ser um assunto do nosso dia-a-dia e não só discutirmos estes e outros assuntos sobre a nossa identidade nestes encontros, mas deve ser debatido a partir da base. Temos que fazer recolhas, oral escritas e outras em várias regiões do país".