UNAC promove Workgroups para falar da carteira profissional do artista

unacA União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC) promove dia 16 deste mês, em Luanda, um Workgroups para abordar os pressupostos para a introdução da carteira profissional do artista em Angola.

Workgroups com o mesmo teor serão organizados pelas representações nas províncias de Benguela, Huambo e Cabinda, nos próximos dias.

Segundo o secretário-geral da UNAC, Belmiro Carlos, que avançou a informação hoje, segunda-feira, à Angop, a intenção é fazer com que os artistas conheçam os "meandros" do diploma aprovado recentemente e que garante a instituição a via para a introdução da carteira.

"É uma forma de passarmos a mensagem e mostrarmos aos nossos filiados as vantagens da atribuição da carteira. Vamos tudo fazer no sentido de que os artistas conheçam ao pormenor o teor da Lei em causa", reforçou.

A introdução da carteira profissional, acrescentou, é um imperativo que decorre da necessidade de se organizar, estruturar e disciplinar a actividade artística no país, de modo a conferir aos artistas angolanos maior dignidade socioprofissional, segurança no trabalho e responsabilidade social.

"Um projecto de diplomas legais que vai tornar obrigatório a obtenção da carteira profissional aos artistas, que pretenderem exercer a actividade artística de forma profissional vai em breve ser submetido pela UNAC aos seus parceiros no executivo angolano", realçou.