Gersy Pegado apresenta "Gingas na minha retina"

456214jpA artista Gersy Pegado, do grupo musical "As Gingas do Maculusso", lançou a sua primeira obra literária, em prosa, denominada "Gingas na minha retina", que retrata os seus vinte e nove anos de carreira musical.

Num total de seis mil exemplares, de123 páginas, este primeiro livro de Gersy Pegado, de 19 subtítulos complementados com imagens que ilustram um pouco o percurso do grupo, tem um preço de capa de 2.500 kwanzas.

Num verdadeiro historial dos 29 anos de carreira (1082/2011), a escritora descreve aquilo que considera suas vivências, nomeadamente a "descoberta" de todo país, por meio da música, até às diversas digressões aos palcos internacionais.

José Eduardo Sambo considera, no seu prefácio, que "Gingas na minha retina" converter-se-á em mais um preciosíssimo regalo com que a Gersy Pegado presenteará a sociedade angolana.

Para José Eduardo Sambo, docente universitário e compositor, "a Gersy Pegado e As Gingas do Maculusso constituem um punhado de prodigiosas artistas, crianças à montante que cresceram e amadureceram por acção da professora Rosa Roque, conquistaram um espaço dourado na galeria dos ícones da música angolana".

Na cerimónia de apresentação, o jornalista Mateus Gonçalves ressaltou as qualidades da obra como sendo um verdadeiro contributo à literatura nacional, ao mesmo tempo que enaltece o gesto da cantora que agora abraça o mundo literário.

"Gingas na minha retina" é uma edição (a primeira) de Aviluppa Kuimbila, a organização fundadora do grupo musical As Ginga, de que faz parte Gersy Pegado.

Gersy Pagado nasceu em Luanda e é licenciada em direito pela Universidade Católica de Angola.