18 de Maio Dia Internacional dos Museus

museusComemora-se hoje, 18 de Maio, o Dia Internacional dos Museus, instituído pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus - organismo da UNESCO). O ICOM, que desde 1946 representa os museus e os profissionais de museus, congrega cerca de 28 mil profissionais e dois mil museus, integrando 31 comités internacionais.

Instituído em 1977, o Dia Internacional dos Museus adopta em cada ano uma temática ou um lema específico, visando assim conferir um sentido universal às comemorações que, nos diferentes países e sob as mais diversas abordagens, reúnem públicos habituais de museus com novos visitantes e participantes ocasionais.


Neste ano de 2011, o tema proposto pelo ICOM para as comemorações do 18 de Maio é "Museu e memória: os objectos contam a vossa história".
Para saudar a data, estão a ser levadas a cabo, em várias partes do mundo, actividades de dinamização cultural, que estimulem o conhecimento e a aproximação dos diferentes públicos aos museus. Em Angola, a província de Cabinda acolhe, de 17 a 18 deste mês, o sexto encontro nacional de profissionais dos museus.

Durante dois dias, os participantes estão a debruçar-se sobre o "Estatuto geral dos museus", "Aplicação do regime da carreira científica nos museus" e a "Proposta da lei quadro dos museus", "Proposta do qualificador para os profissionais dos museus".


"Proposta do Sistema Nacional dos Museus", "Organização e gestão dos depósitos", "Mediação cultural e da pesquisa dos museus", bem como "Informatização do acervo museológico e formação " fazem igualmente parte dos temas.


No país existem duas dezenas de museus, divididos em três categorias: nacionais, regionais e locais. Só em Luanda estão sedeados seis de âmbito nacional.
Desde 2001 o acervo de todos os museus do país tem estado a ser inventariado. Os museólogos angolanos estão preocupados com o actual divórcio entre os museus e os cidadãos, em particular a juventude.

Os museus angolanos dependem do Ministério da Cultura, com excepção do das Forças Armadas, localizado na ex-Fortaleza de São Miguel, na capital do país, que tem uma dupla subordinação, pois depende institucionalmente do Estado Maior General das Forças Armadas e é tutelado, do ponto de vista metodológico, pelo Ministério da Cultura.