Publicado livro sobre desencadeamento da luta de libertação Nacional

makisA obra literária "Maquis e Arredores - Memórias do jornalismo que acompanhou a luta de libertação nacional" foram lançadas esta quarta-feira, na União dos Escritores Angolanos, em Luanda.

O livro da autoria do jornalista Nsiona Casimiro contém publicações de factos e histórias que marcaram a luta armada no período de 1961 a 1975 escritos por profissionais como André Massaki, Sam Luval, Ernesto Dimbu e Mavatiku, entre outros.


"Artigos em língua francesa e kikongo também foram reproduzidos nesta obra. Tem muito conteúdo antropológico sobre o nosso modo de viver durante a imigração, para além da política, e algumas reprimendas sacerdotais", explicou Nsiona Casimiro.


O também considerado "Decano dos jornalistas angolanos", referiu que o livro contém ainda "artigos feitos pelo jornalista António Matumona, escritos na altura do desencadeamento da luta armada ou opção pacífica com o colonialista".


Para além do redactor angolano, há também uma homenagem ao jornalista senegalês Demba Diop. "Uma linda reportagem sobre o apoio importante que um centro de assistência médica deu aos refugiados angolanos", esclareceu o autor.


Questionado sobre a importância do livro, o escritor Pepetela disse que o mesmo se reveste de muita importância, pois retrata um panorama sobre o "jornalismo da imigração" e das forças que estavam em presença da criação dos movimentos de libertação nacional.


Por sua vez, o bastonário da Ordem dos Advogados, Inglês Pinto, referiu ser necessário "dar cada vez mais conteúdo a razão de ser da luta de libertação nacional".


O livro de 305 páginas teve uma tiragem de dois mil exemplares e foi editada pela Mayamba Editora.