Urbano de Castro em memória do cantor na voz do filho

boxi_buaIntérprete das canções de Urbano de Castro, Osvaldo Urbano de Castro, Urbanito Filho, falou da dimensão artística do seu pai: "o objectivo fundamental do meu trabalho é honrar o legado deixado pelo meu pai. Lamento imenso não ter tido a oportunidade de conviver com ele, porque quando morreu eu tinha apenas cinco anos de idade, e não tive a oportunidade de ter uma educação baseada nos valores que defendia.

Queria ouvir a voz do meu pai a me chamar de filho, pois ele era o varão da família. Com o desaparecimento prematuro do meu pai, ficamos desorientados. Soube depois que era um homem coerente, radical, decidido, destemido e defensor dos mais fracos.

De acordo com J.A. Urbanito Filho quer honrar o legado deixado pelo seu pai no domínio da música.

Julgo que se ele estivesse vivo, a música angolana teria atingido outros rumos, porque soube transmitir a esperança, o amor e o desejo de liberdade a todos os angolanos. Ele merece o nosso reconhecimento total, e respeito pelo conjunto da sua obra. Para quem não sabe, o meu pai é membro da SADIA (Sociedade Angolana dos Direitos de Autor) uma inscrição feita pelos familiares, a título póstumo. Urbano de Castro, deixou dez filhos, num total de nove meninas e um rapaz, julgo que merecemos alguma atenção".