PAPAGRO com financiamento do BPC

PAPAGRO com financiamento do BPC

Ministério do comércio e o Banco de Poupança e Crédito assinaram acordo de financiamento do Programa de Aquisição de Produtos Agro-pecuários no valor de cinco milhões de dólares.

A ministra do Comércio Rosa Pacavira, garantiu, no final da cerimónia, realizada terça-feira, que o seu Ministério trabalha no interior das províncias contempladas para facilitar o intercâmbio de produtos.
O Programa de Aquisição de Produtos Agro-pecuários (PAPAGRO) é lançado oficialmente na terça-feira, 5 de Novembro, em nove províncias do país: Uíge, Kwanza-Norte, Kwanza-Sul, Benguela, Huambo, Bié, Huíla, Cunene e Luanda. O presidente do conselho de administração do BPC revelou que o acordo prevê a abertura de estruturas bancárias em todas as províncias abrangidas pelo PAPAGRO. “O programa prevê a criação de estruturas bancárias nas zonas de comercialização dos produtos dos camponeses e comerciantes que trabalham na zona rural. Temos todas as condições criadas para abrir os primeiros nove postos no dia do arranque do Programa”, frisou Paixão Júnior.
O PAPAGRO procura contribuir para o aumento do rendimento económico da produção agrícola familiar dos camponeses e de outros produtores. Trata-se de um programa estruturante no contexto do combate à fome e à pobreza. O objectivo é assegurar o escoamento e comercialização regular, pelos Centros de Logística e Distribuição (CLOD), dos excedentes da produção familiar camponesa, das cooperativas e associações para o escoamento.