Situação socioeconómica em análise no Namibe

Situação socioeconómica em análise no Namibe

A comissão económica do conselho de ministro precedeu nesta quinta -feira na Província do Namibe o balanço da situação económica e social da província, onde a seca foi um dos destaques.

Na sua 3ª sessão ordinária na sede do Governo Provincial do Namibe, sob orientação do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, a Comissão Económica apreciou, com destaque, o Programa Especial de Desenvolvimento Agro-pecuário, as obras do Porto Comercial do Namibe e de requalificação da Zona Ribeirinha, as obras na ponte sobre o rio Giraúl de Cima e na Estrada Nacional 280. 

Foram igualmente avaliados os programas de edificação da Zona Económica Especial e do Centro Logístico da Região Sul, de Infra-estruturas Integradas da Cidade e Zonas de Expansão Urbana, a construção do Hospital Sanatório, a distribuição de água e energia eléctrica para os quatro mil fogos habitacionais construídos pela SONIP e a construção da Central Energética para a Indústria, que visa aumentar e melhorar a qualidade de consumos induzidos pelo desenvolvimento económico e social da província.

A Comissão Económica prestou particular atenção ao memorando sobre a mitigação dos efeitos da seca no Namibe e nas províncias do Cunene, Benguela e Cuando Cubango.

Deste, segundo o comunicado de imprensa, os participantes tomaram conhecimento da elaboração de estudos de viabilidade e projectos básicos para a construção de infra-estruturas hidráulicas nas províncias do Cunene e Namibe,  bem como de outras medidas estruturantes, no âmbito do plano de gestão integrada da bacia do Cuvelai, que visam combater os efeitos da seca na região sul do país.

Durante a reunião foi também prestada informação sobre o ponto de situação da negociação do Projecto Integrado Mineiro-Siderúgico de Kassinga, Kassala e Kitungo.

Foram ainda apreciadas as propostas de concessão do Corredor Ferroviário do Lobito, dos terminais portuários de contentores, minério e porto seco do Porto do Lobito.

A nota indica que a Comissão Económica tomou conhecimento do plano de actividades e do orçamento do fundo soberano de desenvolvimento de Angola para o ano 2014.

No domínio da política monetária, a Comissão Económica tomou conhecimento das medidas do Banco Nacional de Angola em relação a circulação da nova família de notas de kwanza, bem como da criação de um expediente flexível para o pagamento antecipado de importações. 

A comissão tomou igualmente conhecimento da informação sobre o cronograma de actividades para a revisão anual do rating soberano, que deverá ocorrer nos meses de Março e Abril de 2014.

Angop