BNA trabalha para criação de transacções móveis

bnco12010O governador do Banco Nacional de Angola, José Massano Júnior, disse este que a instituição que dirige está a estudar a possibilidade de ter uma regulamentação que crie a transacção via telecomunicações móveis para que os bancos estejam presentes em todos os municípios do país.

José Massano Júnior teceu esta consideração durante o lançamento de uma campanha de educação financeira no município do Cazenga (Luanda) e das comemorações do 35 aniversário da instituição bancária.


O gerente bancário disse estar a trabalhar para se encontrar uma possibilidade no quadro da regulamentação para que os serviços a serem prestados sejam das melhores e atinjam todo país.


Outra novidade no sistema bancário, segundo José Massano Júnior, será a figura do correspondente bancário que vai permitir que os bancos tenham agentes nos municípios onde ainda não existem estruturas formais de uma agência como tal.


Segundo disse, com estas estratégias terão a condição de conhecer o mercado, facilitar a aproximação, venda dos serviços e rapidamente atingir e facilitar a cobertura nacional.


Para si, o mais importante é que os bancos assumam nos próximos tempos o mercado bancário numa base permanente, porque o programa está aberto e extensivo a todos os pontos do país.


Disse pretender continuar com as acções de educação financeira para que as pessoas deixem de guardar o dinheiro em local impróprio e fora das instituições oficiais, porque desta forma tem estado a prejudicar a economia nacional.


Assegurou que neste momento a taxa de bancarização ronda aos três porcento o que já é uma conquista, mas muito longe daquilo que são os objectivos, porque foi definido até finais de 2012 atingir a taxa na ordem de 20 porcento.


Para tal, as instituições bancárias tem muito trabalho para frente para que as metas preconizadas sejam alcançadas, porque estão inseridas num conjunto de acções que o governo tem em curso para a erradicação e combate a pobreza.