Luanda acolhe XVI encontro do conselho de Ministros da CPLP

cplp1gA XVI Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai ter lugar na cidade de Luanda de 18 a 22 de Julho, sob o lema" o papel da CPLP nas Nações Unidas".

De acordo com uma nota de imprensa do Ministério das Relações Exteriores, o encontro será presidido por Georges Chicoty e contará com a presença de membros do Executivo angolano, assim como representantes das missões diplomáticas acreditadas em Angola.

O acto é promovido pelo Ministério das Relações Exteriores e vai debater, dentre outros temas, as relações económicas entre os estados membros e Língua Portuguesa nas Organizações Internacionais.

De acordo com a agenda de trabalhos a que a Angop teve acesso, nos dia 18 e 19 decorrerá a reunião dos pontos focais da CPLP, dia 20 se realiza a reunião dos grupos de trabalho, a 21 a reunião do Comité de Concertação Permanente (CCP) e no dia 22 de Julho terá lugar a XVI Reunião do Conselho de Ministros.

Nesta sessão será reconduzido ao cargo de director-geral da CPLP, Hélder Vaz Lopes, serão analisadas, entre outras questões, a revisão dos estatutos da CPLP, a revisão do fundo especial da comunidade, a aprovação do roteiro CEDEAO-CPLP, no âmbito do Programa de Reforma do Sector de Segurança e Defesa da Guiné Bissau.

Será igualmente abordado o regulamento do Prémio José Aparecido de Oliveira, a concessão da categoria de observador da CPLP e o orçamento de funcionamento do secretariado executivo para o exercício 2011 e as eleições presidenciais em São Tomé e Príncipe.

Integrada por titulares da diplomacia dos oito países membros da CPLP, o encontro tem como principais objectivos a concertação político-diplomática entre os estados membros da CPLP para o reforço da sua presença no cenário internacional, a cooperação em todos os domínios e a materialização de projectos de promoção e difusão da língua portuguesa.

O evento vai contar ainda com a presença da Guiné Equatorial, Ilhas Maurícias e o Senegal, que participam no acto como membros observadores.