Unita pode expulsar Abel Chivukuvuku

sama12010Estão circular notícias segundo as quais a UNITA se reuniu para decidir pela expulsão de Abel Chivukuvuku. Segundo as informações, teria havido esta sexta-feira uma reunião de última hora em Viana que decidiu pelo afastamento do político que é tido por alguns maninhos como sendo o próximo sucessor de Isaías Samakuva.

Entretanto, o Secretário Para a Informação da UNITA, Alcides Sakala que falou a Ecclesia desmente tais informações e diz mesmo que esta notícia não corresponde com a verdade. "Tudo que se diz a partir de agora é mera especulação, não houve intenção nenhuma de tomar posições como esta e pensamos que tudo fica no quadro de especulações", disse.


E Abel Chivukuvuku foi o convidado especial do Programa "Angola Fala Só" da Rádio Voz de América. Durante uma hora, Chivukuvuku falou de si, do futuro da UNITA e do tão falado Congresso do Galo Negro. O político disse que o Partido tem que seguir o que os seus estatutos dizem e realizar o décimo primeiro Congresso. " Não posso eu fazer uma aferição deste nível, a única coisa que digo é que terminou o mandato, terminou a legitimidade é tempo de todos trabalharmos para podermos fazer o nosso congresso em normalidade, em serenidade e prepararmos o partido para 2012 "


O membro da comissão politica da UNITA realçou que não faz oposição a Samavuka, mas também não pensa da mesma forma. " Eu não sou oposição interna ao mais velho Samakuva, eu sou companheiro ao mais velho Samakuva. Podemos é ter ideias diferente, podemos ter varias opções diferente quanto a condução do partido quanto a condução da Unita num partido verdadeiramente alternativo isto é diferente, isto é diversidade e que é útil numa organização".


De recordar que recentemente o Presidente da UNITA fez saber que a acontecer o décimo primeiro Congresso do Galo Negro seria feito a renovação de mandatos.