Emissário ghanes em Angola

20berO Presidente José Eduardo dos Santos recebeu, ontem, em audiência, no Palácio da Cidade Alta, Kojo Tsikata, enviado especial do seu homólogo do Ghana, John Atta Mills.

À saída da audiência, Kojo Tsikata, que é conselheiro especial do Presidente John Atta Mills, disse à imprensa que conversou com o Chefe de Estado angolano sobre questões relacionadas com o andamento das medidas que o governo ghanense tem tomado no sentido de reforçar a cooperação bilateral.

"Como se podem recordar, no ano transacto o Presidente José Eduardo dos Santos visitou o Ghana, e eu pude agora informá-lo sobre os preparativos que estamos a fazer, no Ghana, no sentido de acolher a nossa comissão mista bilateral de cooperação", afirmou.

Kojo Tsikata referiu, que após a visita do Presidente angolano o Ghana, em Junho do ano passado, foram organizadas várias delegações para Angola, no âmbito dos preparativos da reunião da comissão mista bilateral, a realizar no primeiro trimestre de 2012.

"Depois da visita do Presidente José Eduardo dos Santos houve uma série de delegações de várias áreas, entre as quais a do petróleo e gás, agricultura e educação, que têm discutido questões e áreas que vão ser abarcadas pela comissão mista bilateral". A reactivação da comissão mista bilateral foi anunciada pelo Chefe de Estado angolano, na visita oficial a Accra, quando discursava no final das conversações entre as delegações ministeriais dos dois países.

segundo o J.A. O Presidente perspectivava, então, que a comissão ia servir de "instrumento privilegiado para reflectir e apresentar estudos e propostas sobre como estabelecer uma parceria mutuamente vantajosa".

José Eduardo dos Santos considerou o Ghana "um país com grandes potencialidades" e potencial para, juntamente com Angola, definir projectos comuns e constituir parceiras estratégicas e criativas.

O Chefe de Estado angolano sublinhou a necessidade dos dois Estados trabalharem, "no sentido da promoção da paz, da estabilidade em África e na criação das condições para a reconstrução e o desenvolvimento económico e social".

O Presidente José Eduardo dos Santos convidou, na altura, o homólogo do Ghana a visitar Angola, em data a definir pelos respectivos canais diplomáticos.