Inaugurado tribunal de Comarca de Viana

Inaugurado tribunal de Comarca de Viana

O novo edifício do Tribunal de Comarca de Viana, em Luanda, foi inaugurado, esta quarta-feira, pelo ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Marcy Lopes, em representação do Presidente da República, João Lourenço.

A inauguração do novo edifício do Tribunal de Comarca de Viana enquadra-se no programa de acções desenvolvidas na abertura do ano judicial 2024, sob o lema "Pela concretização da autonomia financeira e modernização da actividade jurisdicional", num acto solene que acontece no dia 1 de Março, em Luanda.

O predisente do tribunal supremo Joel Leonardo garantiu que com a nova estrutura, doravante os julgamentos serão mais rápidos num dos municípios mais populosos de angola.

A cerimónia de inauguração juntou altos quadros da justiça do país e contou também com as intervenções do ministro da Justiça e dos Direitos Humanos.

No seu discurso, o ministro da Justiça e dos Direitos Humanos referiu que o tribunal ora inaugurado passará a acolher a casa da justiça, onde se garantirão o primado da Constituição e da lei, serão defendidos os direitos fundamentais das pessoas, protegidos os interesses do Estado e da colectividade e será exercida a missão de julgar com justiça, certeza e equidade.

Marcy Lopes ressaltou a importância do novo edifico na promoção de uma justiça mais célere, apelou ainda ao comprometimento de todos para que as realizações alcançadas não sejam prejudicadas pelo seu mau uso, com o descaso em relação à utilização dos seus bens ou com a conivência silenciosa da sua pilhagem e vandalização.