Você está aqui Desporto  

Portugal pode fazer história no jogo contra o País de Gales

Quarta, 06 Julho 2016  vanda de carvalho

Portugal procura esta Quarta-feira, garantir pela segunda vez na sua história um lugar na final de um Campeonato da Europa, ao defrontar o surpreendente País de Gales em Lyon, nas meias-finais do Euro2016 de futebol.

Sem William Carvalho, castigado, e com Pepe em dúvida, devido a problemas musculares, a seleção dos tugas vai tentar imitar o feito de há 12 anos, quando, no Estádio José Alvalade, bateu a Holanda (2-1) e ganhou o direito de estar na final do Euro2004, perdida para a Grécia (1-0).

Esta será a sétima vez que a formação das 'quinas' chega às meias-finais de uma grande competição, quinta em Europeus.

Para chegar a esta fase, Portugal, que ainda não venceu qualquer jogo dentro do tempo regulamentar, foi terceiro classificado no grupo F, tendo ultrapassado a Croácia nos 'oitavos' (1-0 após prolongamento) e a Polónia nos quartos' (1-1, 5-3 nas grandes penalidades.

Com William castigado, é esperado que Danilo integre o 'onze' do selecionador Fernando Santos, assim como o lateral Raphael Guerreiro, que falhou o embate com os polacos devido a lesão. João Moutinho e André Gomes também podem entrar nas contas do técnico de 61 anos.

Por seu lado, o País de Gales, que está a viver a sua primeira participação num Campeonato da Europa, venceu com surpresa o grupo B, à frente de Inglaterra, Eslováquia e Rússia, e deixou pelo caminho a Irlanda do Norte (1-0) e, mais surpreendentemente, a Bélgica (3-1).

Com três golos, Bale é a grande figura da seleção britânica, que não vai poder contar com o defesa Ben Davies nem com o médio Aaron Ramsey, ambos devido a castigo.