Taça de Angola final Libolo 1º de Agosto

Sábado, 18 Abril 2015  vanda de carvalho

O pavilhão da cidadela acolhe no próximo sábado, a final da taça de Angola sénior masculinos em Basquetebol que será disputada entre o Recreativo do Libolo e o 1º de Agosto.

Opostamente aos últimos anos em que a final era disputada em dois jogo e as vezes com um terceiro encontro, denominado de finalíssima, desta vez num único desafio militares e libolenses vão tentar conquistar a segunda maior prova do calendário da Federação Angolana de Basquetebol.

As duas equipas totalizam quinze títulos conquistados, com proeminência para os agostinos, aliás são os detentores do maior número de troféus no geral, com 13, e a turma de Calulo tem apenas dois, vencidos em 2010 e 2011. O Petro de Luanda é a segunda equipa mais titulada desta competição, com doze taças.

O Recreativo do Libolo, campeão nacional e africano, com certeza vai querer repetir a proeza de 2010, altura em que venceu a sua primeira taça, justamente diante do 1º de Agosto, e para isso poderá contar com os seus principais atletas, Carlos Morais e Olímpio Cipriano, que nos últimos jogos do campeonato (Bic Basket) já deram os seus contributos, recuperados que estão das lesões que os apoquentavam há algum tempo.  A esses juntam-se Eduardo Mingas, Valdelício Joaquim, Bráulio Morais e Luís Costa.   

A grande ausência na turma de Calulo é do base Milton Barros, encontra-se lesionado e será avaliado em Portugal nos próximos dias.

Já os militares, que ergueram esta taça pela última vez em 2012, vão tentar recuperar o troféu, em posse do Petro de Luanda há dois anos, e para concretização do objectivo vão contar com as experiências  de Kikas Gomes, Reggie Moore, Armando Costa e Felizardo Ambrósio e dos jovens Edmir Lucas e Hermenegildo Santos.

Esses dois conjuntos sempre que se encontram protagonizam um bom espectáculo de basquetebol, em virtude dos seus excelentes executantes, sendo o último acontecido na semana passada, onde a formação do Cuanza Sul quebrou a invencibilidade da turma do Rio Seco, a quem venceu por 97-92, em jogo da fase de grupos do Campeonato Nacional de Basquetebol sénior masculino.

 As formações do 1º de Agosto e do Recreativo o Libolo, a lutarem também pelo ceptro do Bic Basket, para chegarem à final deixaram pelo caminho o Petro de Luanda e o Progresso do Sambizanga, respectivamente.