Você está aqui Mundo Africa  

Weah vence eleições presidenciais na Libéria

Quinta, 28 Dezembro 2017  vanda de carvalho

George Weah, antigo jogador do AC Milan, foi eleito presidente da Libéria, ao derrotar o actual vice-presidente Joseph Bokai na segunda volta, anunciam meios de comunicação social africanos. Os resultados oficiais serão anunciados amanhã sexta-feira, mas, segundo a imprensa, Weah venceu 12 dos 15 condados.

Os liberianos foram a votos na terça-feira de ontem. A contagem dos votos está a decorrer. O escrutínio decorreu de forma pacífica e ordeira. Os cidadãos saíram das celebrações natalícias que se prolongaram pela madrugada fora directamente para as mesas de voto da segunda volta das eleições presidenciais na Libéria, que opõem uma "estrela" do futebol e o vice-presidente cessante.

O presidente sul-africano, Jacob Zuma,  já felicitou Weah pela vitória.

O Bola de Ouro de 1995 já tinha vencido a primeira volta, com 39 por cento dos votos, contra 29,1 por cento de Bokai, mas foi necessária uma segunda ronda porque é requerido um mínimo de 50 por cento dos votos para ganhar a eleição.

Esta foi a segunda vez que Weah, que concorreu pelo maior partido da oposição, se apresentou a eleições. Em 2005 foi derrotado por Ellen Johnson Sirleaf, atual presidente, a primeira mulher eleita chefe de Estado em África e prémio Nobel da Paz em 2011, que está constitucionalmente impedida de se apresentar a um terceiro mandato.