Você está aqui Angola Sociedade  

Chuvas causam 10 mortos em Luanda

Quarta, 21 Fevereiro 2018  vanda de carvalho

As chuvas que se fizeram sentir entre 13 e 19 de Fevereiro em Luanda provocaram a morte de pelo menos 10 pessoas, além de milhares de casas inundadas, de acordo com os dados dos serviços de protecção civil e bombeiros citados pela LUSA.

O balanço mais trágico decorreu das fortes chuvas de sábado, que segundo o comando provincial de Luanda do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros provocou cinco mortos e mais de 2.000 inundações em residências.

Já esta segunda-feira, o balanço da instituição relaciona o mau tempo com a morte de três menores, nomeadamente o afogamento de duas crianças de três e cinco anos, no bairro Belo Monte, município de Cacuaco, quando a residência em que permaneciam sozinhas ficou inundada, com mais de meio metro de água.

Ainda na segunda-feira, um adolescente de 15 anos foi a terceira vítima mortal das chuvas, neste caso por eletrocussão.

Este período de fortes chuvas em Luanda arrancou na noite da passada terça-feira, 13 de Fevereiro, com pelo menos dois mortos e inundações em 2.200 casas da capital.

Há ainda registo, ao longo da última semana, de vários adultos e crianças desaparecidas, bem como dezenas de famílias desabrigadas, devido à destruição das casas pela força das chuvas.

Escolas, centros de saúde e igrejas alagadas fazem igualmente parte do balanço das chuvas dos últimos dias.

No Calawenda por exemplo os populares apelam a comparência do governador provincial para constatar de perto o que está a acontecer.

Escute: Repórter Ribeiro André- Calawenda Chuvas