Você está aqui Angola Sociedade  

Dom Kanda pede gestão firme e transparente nas escolas católicas

Quinta, 16 Maio 2019  vanda de carvalho

Sob o lema: “Educar para uma gestão transparente nas Escolas” arrancou nesta Terça- feira na Diocese do Sumbe, a XVª Assembleia Nacional das Escolas Católicas.

Dom Almeida Kanda, Presidente da Comissão Episcopal de educação e ensino da CEAST, realçou na abertura do Assembleia a importância do acto e pediu aos gestores das escolas católicas uma gestão firme e transparente, buscando alguns pontos do código do direito canónico.

“ Temos bem presente a natureza dos nossos trabalhos e do contributo dessas Assembleias Nacionais para a pastoral escolar e para a pastoral das nossas Dioceses, mas as nossas escolas as que dirigimos estarão em comunhão cada uma com o ritmo próprio das respostas pastorais que procura sublinhado pontos comuns”.

E a irmã Maria de Assunção, da comissão nacional das escolas católicas e coordenadora da actividade, disse que é preocupação da CEAST, estar dentro do contexto social do País e espera-se com esta Assembleia definir o perfil do professor católico.

“ Voltarmos aquilo que é essência do nosso processo educativo, educar com transparência, com lisura, tendo como ponto fulcral Jesus Cristo que nos orienta na nossa missão educativa e na nossa forma de gerir aquilo que de facto esta sob a nossa responsabilidade, que são os alunos, professores e as estruturas”.

A coordenadora disse ainda que desde o ano passado que o sonho começou a se tornar realidade que é a criação do código de ética” um modelo de comportamento delinear o perfil do professor da escola católica”.