Você está aqui Religiosa  

Papa convoca conferências episcopais de todo mundo para reunião inédita no Vaticano

Quinta, 13 Setembro 2018  vanda de carvalho

O Papa Francisco convocou os presidentes de todas as Conferências Episcopais do mundo para um encontro no Vaticano, de 21 a 24 de Fevereiro de 2019, dedicado ao tema da “protecção dos menores”.

O anúncio foi feito hoje pela sala de imprensa da Santa Sé, sublinhando que a proposta partiu do conselho consultivo de cardeais, o chamado ‘C9’, para abordar a questão da prevenção de abusos sobre menores e adultos vulneráveis.

“O Conselho reflectiu amplamente com o Santo Padre sobre o tema dos abusos”, assinala a nota oficial.

Na última segunda-feira, o ‘C9’, manifestou a sua solidariedade ao Papa, em comunicado divulgado pela Santa Sé.

“[O Conselho de Cardeais] manifestou plena solidariedade ao Papa Francisco perante quanto aconteceu nas últimas semanas, consciente de que no actual debate a Santa Sé vai formular os eventuais e necessários esclarecimentos”, assinala o texto.

Francisco tem recusado comentar as acusações de quem pede a sua renúncia, na sequência de uma carta divulgada pelo núncio apostólico Carlo Maria Viganò, segundo o qual teria protegido o arcebispo emérito de Washington, o ex-cardeal McCarrick.

Já esta quinta-feira, o Papa vai receber no Vaticano o cardeal Daniel DiNardo, arcebispo de Galveston-Houston e presidente da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos da América, juntamente com o cardeal Sean Patrick O’Malley, presidente da Comissão Pontifícia para a Tutela dos Menores (CPTM).

O pontífice tem repetido a necessidade de “tolerância zero” para os casos de abusos sexuais e o seu encobrimento, tendo criado a CPTM, que reúne especialistas e vítimas, além de pedir às conferências episcopais que promovam uma melhor formação para os sacerdotes e implementem diretivas para evitar que estas situações se repitam.

fonte: AE