Você está aqui Religiosa Santa Sé  

Papa está a caminho de Portugal

Sexta, 12 Maio 2017  vanda de carvalho

O Papa Francisco partiu esta Sexta-feira de Roma em direcção a Monte Real, concelho de Leiria, para a sua primeira viagem a Portugal, que decorre até à tarde de sábado, em Fátima.

O voo de 1860 quilómetros e cerca de 3 horas e 20 minutos é feito no boeing A321 da Alitalia; o regresso do Papa e de toda a comitiva a Roma vai decorrer num A320 da TAP.

Ao chegar ao espaço aéreo português, a aeronave que transporta Francisco vai ser escoltada por caças F-16.

Como é tradição, o Papa fará chegar telegramas ao presidente da Itália, ao deixar o país, e aos chefes de Estado de França e Espanha, ao passar pelo respectivo território.

Um grupo de 69 jornalistas acompanha o Papa na viagem, ao serviço de 9 televisões, 14 agências de notícias, 12 jornais, sete rádios, três semanários e um site especializado.

Entre eles estão sete portugueses de vários órgãos de comunicação social, incluindo a Agência ECCLESIA.

A peregrinação do Papa a Fátima nos dias 12 e 13 de Maio, num total de cerca de 23 horas em solo português, assinala o centenário das aparições e fica marcada pela canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto, os mais jovens dos três videntes da Cova da Iria.

Francisco é o quarto Papa a visitar Fátima, depois de Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991 e 2000) e Bento XVI (2010).