Você está aqui Religiosa Santa Sé  

Tristeza do Papa pelo massacre na República Centro-Africana

Segunda, 19 Novembro 2018  vanda de carvalho

Após a oração mariana do Angelus, deste domingo (18/11), o Papa Francisco disse aos fiéis presentes na Praça São Pedro:

“Por ocasião do Dia Mundial dos Pobres, festejado hoje, eu celebrei uma missa na Basílica de São Pedro, esta manhã, com os pobres, acompanhados por associações e grupos paroquiais. Daqui a pouco, almoçarei com muitas pessoas indigentes, na Sala Paulo VI. Iniciativas similares de oração e partilha são promovidas nas dioceses do mundo, para expressar a proximidade da comunidade cristã aos que vivem na pobreza. Este Dia, que envolve cada vez mais paróquias, associações e movimentos eclesiais, quer ser um sinal de esperança e estímulo a se tornar instrumentos de misericórdia no tecido social.”

A seguir, Francisco lembrou o recente massacre na República Centro-Africana:

“Com tristeza, recebi a notícia do massacre perpetrado dois dias atrás num campo de deslocados na República Centro-Africana, no qual morreram também dois sacerdotes. A este povo tão querido para mim, onde abri a primeira Porta Santa do Ano da Misericórdia, expresso toda a minha proximidade e meu amor. Rezamos pelos mortos e feridos e para que cesse toda violência naquela amada nação que tanto precisa de paz.”  

O Papa convidou a rezar uma Ave-Maria e depois recordou também os Estados Unidos:

“Uma oração especial aos que foram atingidos pelos incêndios que estão assolando a Califórnia, e agora também as vítimas da tempestade de neve na costa dos Estados Unidos. Que o Senhor acolha os mortos em sua paz, console os familiares e sustente os que trabalham nos socorros.”

Por fim, Francisco saudou as famílias, paróquias, associações e fiéis provenientes da Itália e várias partes do mundo.

Saudou em particular os peregrinos de Union City e Brooklyn, os de Porto Rico, com o bispo de Ponce, um grupo de sacerdotes brasileiros de Campanha (MG), com o seu bispo, e os acompanhantes aos santuários marianos no mundo.

Por fim, desejou a todos um bom domingo e pediu aos fiéis para não se esquecerem de rezar por ele.