Você está aqui Religiosa Dioceses  

Muxima 2017 nos dias 5 e 6 de Agosto

Quinta, 13 Abril 2017  vanda de carvalho

A peregrinação ao Santuário da Muxima anualmente se realiza no mês de Setembro. Este ano de 2017, o ano das eleições que provavelmente acontece em no mês de Agosto, sendo assim a peregrinação Muxima 2017 acontece nos dias 5 e 6 de Agosto. Esta informação foi avançada pelo bispo da diocese de Viana Dom Joaquim Ferreira Lopes, no encontro que teve esta Quarta-feira com o Governador Higino Carneiro.

O prelado acrescentou ainda, “ Ficou assim concertado que faz-se a peregrinação nos dias cinco e seis de Agosto, antecedendo-a para o primeiro fim-de-semana do mês de Agosto e terminada a peregrinação estará todo o mês de Agosto livre para que as pessoas se dediquem as eleições, quando o dia for anunciado”.

A antecipação surge para que todos estejam livres e sem pressão de um acontecimento religioso como a peregrinação à Muxima, que movimenta milhares de fiéis, quando o dia for anunciado, facto que, segundo ele, será certamente ao longo do mês de Agosto ou início de Setembro.

“Espero que todos estejam livres para poderem apresentar-se nas mesas de votos sem a pressão de um acontecimento religioso como o da Muxima que movimenta tantos milhares de pessoas “.

Dom Joaquim falou ainda da relação das autoridades com as autoridades,”a Igreja Católica trabalha na linha da peregrinação, mas reconhece que os governantes tem um papel muito importante e que sem eles a acção religiosa acaba por ficar sem linhas orientadoras do ponto de vista da sociologia, agricultura, movimentações populacionais e sem uma concertação para poder trabalhar”.

O prelado católico acrescentou ainda que é do conhecimento de todos que a diocese nunca realizou uma procissão tanto a Calumbo como a Muxima, sem a colaboração das autoridades governamentais, e tudo o que é feito é para o bem das comunidades e dos fieis cristãos que sempre se deslocam a esses santuários.