Você está aqui Religiosa Dioceses  

“ O senhor é a minha força” Lema de Dom Ndakalako

Quinta, 16 Maio 2019  vanda de carvalho

A missa de ordenação episcopal, realizada na esplanada Nossa Senhora das Graças do bispado de Ondjiva, contou com a presença de mais de oito mil fiéis de todas as províncias e dos bispos da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST).

Dom Leopoldo Ndakalako foi nomeado em Março último pelo Papa Francisco. Diante da multidão de fiéis disse ter aceitado a nomeação em obediência à religião, porque não pretendia estar em contradição com a sua consciência. “Agradeço ao chefe máximo da Igreja Católica pela confiança depositada”.

Dom Leopoldo Ndakalako, até então vigário geral da Diocese de Ondjiva, vai substituir Dom Mário Lukunde, que resignou o ano passado por motivos de doença.

No final da celebração o novo Bispo agradeceu a todos e pediu ajuda para o exercício do seu ministério Episcopal.

“ Com intenção única e exclusiva para servir e fazer a vontade de Deus a exemplo de Cristo bom pastor que veio servir e não ser servido dar a vida e fazer de todos os homens uma só família reconciliada no amor com o pai.

Dom Leopoldo pediu ainda que para realizar todos os propósitos precisa da oração de todos ajuda e compreensão para estar sempre aberto a moção do Espírito Santo e o processo de conversão continua” pois reconheço-me demasiadamente fraco e limitado para um oficio tão elevado”.

O novo Bispo de Menongue agradeceu a todos os Bispos da CEAST que lhe conferiam a missão do mistério apostólica de ensinar, santificar e governar o povo que lhe foi confiado “Excelências peco-vos com humildade ajudai-me a ser bispo porque no Seminário nunca tivemos uma disciplina específica para o efeito”   

Nomeado pelo Papa Francisco, a 19 de Março deste ano, Dom Leopoldo Ndakalako nasceu na localidade Okahonde, comuna da Môngua, município do Cuanhama, no Cunene, há 13 de Dezembro de 1968.

Até à nova nomeação, a Diocese de Menongue estava sem bispo residente há um ano. A administração canónica tinha sido atribuída a Dom Pio Hipunyati, Bispo de Ondjiva.

Dom Leopoldo Ndakalako fez o curso de Filosofia no Seminário Maior de Cristo Rei, no Huambo, e o de Teologia na Universidade Urbaniana de Roma, como aluno do Pontifício Colégio Urbano Foi ordenado sacerdote em 14 de Dezembro de 1997, na Missão de Omupanda, por Dom Fernando Guimarães Kevanu, até então Bispo de Ondjiva.