Você está aqui Mundo PALOP  

Josefa Sacko eleita comissária da UA

Terça, 31 Janeiro 2017  vanda de carvalho

A candidata angolana ao cargo de comissária da União Africana para a Economia Rural e Agricultura, Josefa Sacko, foi eleita com 47 votos. A modernização do sector agrícola, a formação dos jovens agricultores e o "empoderamento" das mulheres são as prioridades da comissária . 

A candidata angolana ao cargo de comissária da União Africana para a Economia Rural e Agricultura, Josefa Sacko, foi eleita com 47 votos.

"Estou satisfeita com a minha eleição e pronta para trabalhar", afirmou Josefa Sacko que obteve o voto da maioria dos Estados africanos para o cargo de comissária.

A modernização do sector agrícola, a formação dos jovens agricultores e o "empoderamento" das mulheres que desempenham 80% das actividades agrícolas no continente, são as prioridades da ex-secretária da Organização Inter- Africana do Café.

Em entrevista à RFI, no início desta semana, Josefa Sacko lembrava que o continente africano está a enfrentar actualmente problemas no sector agrícola, que é um dos sectores mais importantes da economia, e explicava que a razão se deve à prevalência de uma agricultura de subsistência. "Temos que abandonar a agricultura rudimentar, que não tem rentabilidade, e capacitar, formar os nossos agricultores para que eles possam ser empresários". 

A candidata acabou por ser eleita após a anulação do primeiro escrutínio por irregularidades e a realização de um outro. A Zâmbia, Mali, Seicheles e Camarões concorriam igualmente ao cargo.

O candidato ao cargo de comissário para os Assuntos Políticos, António Tete, não obteve os votos necessários na repetição do escrutínio.