Você está aqui Religiosa Comunidades  

Igreja africana reforça missão comum ao serviço do desenvolvimento humano

Sexta, 01 Junho 2018  vanda de carvalho

SECAM (Simpósio das Conferências Episcopais de África e Madagáscar) é uma organização que reúne Bispos de 37 Conferências episcopais da África e Madagáscar. Tem como objectivo principal: a comunhão e a solidariedade pastoral, de modo que os temas, de carácter pastoral, quer da Igreja universal quer das diferentes oito regiões que compõem o SECAM, possam ser partilhados, e para que a nossa missão seja realizada na fraternidade e na comunhão da mesma fé.

Dom Mbilingi sublinhou que o encontro era para dar continuidade aos encontros de reflexão sobre temáticas pastorais que visam estreitar ainda mais os laços de comunhão, fraternidade e solidariedade que nos vêm caracterizando ao longo das últimas três décadas, permitindo uma profícua colaboração no domínio da evangelização, promoção do apostolado bíblico, da cultura, justiça, paz e desenvolvimento, que são os pilares da acção pastoral do SCEAM.

O tema deste encontro foi: “o desenvolvimento humano integral”, que é parte integrante da missão da Igreja. Grande importância e actualidade deste tema, sobretudo para um continente como o nosso considerado um continente em vias de desenvolvimento. Desenvolvimento que, como diz o Papa Paulo VI, deve ser desenvolvimento de todo o homem e todos os homens.

Escute: Dom Gabriel Mbilingue Presidente do SECAM - encontro em Antananarivo serviu para reforçar a missão em África