Você está aqui Religiosa Paróquia  

Paróquia de São Carlos Lwanga em Buco Nzau tem novo Pároco

Terça, 02 Abril 2019  vanda de carvalho

O bispo da diocese de Cabinda empossou este domingo o novo pároco de São Carlos Lwanga, do Buco Nzau.

O Padre Joaquim Sita Balenda, substitui do cargo o Padre Policarpo Futi Simão, que durante 9 anos, esteve a frente dos fiéis daquela comunidade.

A missa da tomada de posse foi presidida pelo Bispo local Dom Belmiro e contou com a participação de cristãos católicos e não só, vindos de diferentes pontos da diocese.

Na sua homilia Dom Belmiro lembrou aos presentes que assumir a missão de pároco não é só tomar posse, mas promover uma serie de iniciativas que devem concorrer para o crescimento da comunidade. O prelado adiantou ainda que o pároco deve organizar a vida pastoral da paróquia e tem como missão principal o anúncio da palavra, a administração dos sacramentos, a organização da catequese, da caridade, ter uma excelente relação com os catequistas que são os seus colaboradores principais e também as irmãs consagradas que são como ele missionárias da igreja de Cristo.

Dom Belmiro Chissengueti, lembrou ainda algumas acções desenvolvidas pelo pároco junto do seu rebanho” não realiza sozinho a sua missão é obrigado a ter um conselho paroquial pastoral e um conselho económico, para que as necessidades pontuais da igreja possam ser resolvidas não com uma só cabeça, mas com inteligência de muitos que permite sempre um maior discernimento, ficando entretanto a decisão final reservada aquele que é a cabeça da paróquia enquanto representante do Bispo”.

O novo pároco pediu a todas as forças vivas do Buco Nzau  a juntarem-se a ele para levarem o rebanho de Deus no Rumo Certo” convido a todos os fieis e naturais e amigos desta comunidade a tomarem consciência o sentido de pertença para o seu crescimento e asseguramento, envolvendo todos para que apostemos na dignificação em todos sentido nesta paróquia, uma paroquia crescida e renovada em Cristo e no Espírito Santo”.  

O Padre Policarpo Futi Simão, antigo pároco desejou êxitos a nova equipa que vai conduzir o destino da paróquia São Carlos Lwanga.