Jesse Jackson obtém de Presidente gambiano libertação de dois Americanos

Jesse Jackson obtém de Presidente gambiano libertação de dois Americanos

O Presidente gambiano, Yahya Jammeh, libertou dois cidadãos titulares da dupla nacionalidade gambiana e americana, após a intervenção do ativista americano, o reverendo Jesse Jackson, em visita à Gâmbia, anunciaram terça-feira jornais locais em Banjul, a capital gambiana.

Após a sua reunião com o Presidente Jammeh, o reverendo Jesse Jackson declarou que manteve discussões com o Presidente gambiano sobre algumas questões, incluindo a libertação dos dois Americanos identificados como Tamsir Jassey e Amadou Scatred Janneh.

Jassey é um antigo chefe da Polícia gambiana que foi condenado a 20 anos de prisão após ter sido implicado num golpe de Estado frustado em março de 2006, ao passo que Janneh é um antigo ministro da Comunicação e Informação que foi condenado à prisão perpétua por um tribunal gambiano por traição.

"Eles vão regressar aos Estados Unidos connosco graças ao Presidente que lhes permitiu deixar o território", sublinhou Jackson.

"Exortamos o Presidente a prolongar a moratória sobre as execuções e a poupar as suas vidas. Respeitamos a soberania da Gâmbia, mas a continuação das execuções seria prejudicial", declarou Jesse Jackson.

A respeito do jornalista desaparecido na Gâmbia, Chief Ebrima Manneh, Jesse Jackson declarou que o Presidente Jammeh lhe informou que a ONU era livre de inquirir sobre a questão se o desejar.