Tunísia proíbe manifestações na sexta-feira

Tunísia proíbe manifestações na sexta-feira

O ministério tunisiano do Interior anunciou nesta quinta-feira a proibição de qualquer manifestação na sexta-feira, indicando que dispõe de informações sobre a preparação de atos de violência para protestar contra as charges de Maomé publicadas na França.

"O ministério do Interior, em virtude do estado de emergência e a fim de preservar a segurança pública, informa que proíbe toda forma de manifestação em todo o território tunisiano na sexta-feira, 21 de setembro de 2012", segundo um comunicado.

"O ministério indicar dispor de informações, segundo as quais as manifestações seriam usadas para cometer atos de violência e saques", de acordo com o texto.

Os chamados para protestos contra a publicação pela revista semanal francesa Charlie Hebdo de caricaturas do profeta Maomé se espalharam nas redes sociais.

A embaixada da França anunciou por sua vez que permanecerá fechada na sexta-feira, assim como todos os estabelecimentos escolares franceses de quarta a segunda-feira, como medida de precaução a possíveis ataques.

Islamitas extremistas saquearam em 14 de setembro a embaixada dos Estados Unidos e a escola americana de Túnis, após a difusão na internet de trechos de um filme anti-islão produzido nos Estados Unidos. A violência fez quatro mortos e deixou dezenas de feridos.