O Papa nomeia novo Patriarca de Lisboa

O Papa nomeia novo Patriarca de Lisboa

Dom Rui Manuel Sousa Valério, religioso monfortino, até agora Bispo Ordinário Militar de Portugal, sucede ao cardeal Manuel Clemente, nos últimos dias ao lado de Francisco durante a JMJ.

O Papa Francisco aceitou a renúncia ao governo pastoral do Patriarcado de Lisboa, Portugal, apresentada pelo cardeal Manuel José Macário do Nascimento Clemente, por motivo de idade, e nomeou novo patriarca de Lisboa, dom Rui Manuel Sousa Valério, S.M.M, actual Bispo Ordinário Militar de Portugal.

Dom Rui Manuel Sousa Valério nasceu em 24 de Dezembro de 1964, em Ourém, Diocese de Leira-Fátima. Depois de concluir os estudos de Filosofia na Pontifícia Universidade Lateranense de Roma e os de Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, obteve o Mestrado em Teologia Dogmática. Posteriormente, frequentou o curso de Filologia na Universidade La Sapienza de Roma e o curso de Espiritualidade no Centre International Montfortain, em Louvain, na Bélgica.

Fez a profissão religiosa na Companhia de Maria (Monfortinos) em 6 de Outubro de 1990 e foi ordenado sacerdote em 23 de Março de 1991.

Desempenhou os seguintes cargos: colaborador na Paróquia de Castelverde di Lunghezza, em Roma; vigário paroquial em Castro Verde, Diocese de Beja; vigário forâneo, vigário paroquial e depois pároco na Póvoa de Santo Adrião, no Patriarcado de Lisboa; capelão Militar no Hospital da Marinha em Lisboa e da Escola Naval em Alfaiete.

Dentro do seu Instituto Religioso, em Portugal, foi formador dos Postulantes, conselheiro do Superior Maior para a Delegação e superior local.

Em 27 de Outubro de 2018, foi nomeado Bispo Ordinário Militar de Portugal e recebeu a ordenação episcopal em 25 de Novembro seguinte.