Governo da RDC nega rumores sobre tentativa de golpe de estado

Governo da RDC nega rumores sobre tentativa de golpe de estado

O Governo da República do Congo negou, este domingo, os rumores que circulam nas redes sociais sobre uma alegada tentativa de golpe de estado no país, contra o Presidente, Dennis Sassou N´guesso.

"Informações fantasiosas sugerem que estão a ocorrer acontecimentos graves em Brazaville”, disse o ministro da Comunicação e Meios de Comunicação Social e porta-voz do Governo, Thierry Moungalla, na sua conta na rede social X (antigo Twitter).

"O Governo nega esta notícia falsa. Tranquilizamos a opinião pública sobre a calma que reina e convidamos as pessoas a exercerem as suas atividades com tranquilidade", acrescentou Moungalla, sem dar mais detalhes.

Segundo a Lusa, o Presidente Dennis Sassou N´guesso, de 79 anos, está em Nova Iorque, conforme relatou o próprio na sua conta X.

"Este domingo, 17 de Setembro de 2023, cheguei a Nova Iorque, onde participarei na 78.ª Assembleia Geral das Nações Unidas”, afirmou o Chefe de Estado, que publicou fotos da sua chegada àquela cidade dos Estados Unidos da América.

"A minha estadia nesta cidade é também uma oportunidade para fortalecer as relações bilaterais e promover a cimeira das três bacias florestais tropicais que se realizará em Brazaville no próximo mês”, acrescentou, citado pela Lusa.

O desmentido surgiu após a difusão de inúmeras mensagens nas redes sociais, que afirmavam que os militares estavam a assumir o controlo de locais estratégicos na capital congolesa, Brazaville, situada na margem direita do rio Congo, em frente a Kinshasa, capital do país vizinho República Democrática do Congo (RDC).