Papa e presidente dos EUA falaram ao telefone sobre iniciativas de paz

Papa e presidente dos EUA falaram ao telefone sobre iniciativas de paz

O Papa Francisco e o presidente dos EUA, Joe Biden, conversaram telefonicamente, este domingo, sobre a guerra na Palestina e Israel, informou o Vaticano.

Segundo a sala de imprensa da Santa Sé, os dois responsáveis abordaram “as situações de conflito no mundo e na necessidade de identificar caminhos para a paz”.

A Casa Branca emitiu uma nota, após a conversa, assinalando que Francisco e Biden debateram sobre “os últimos desenvolvimentos em Israel e Gaza”.

O presidente norte-americano “condenou o bárbaro ataque do Hamas” contra civis israelitas e afirmou a “necessidade de proteger os civis, em Gaza”.

O telefonema abordou ainda a recente viagem de Biden a Israel e os esforços desenvolvidos para “entregar comida, medicamentos e outra assistência humanitária”.

Os dois responsáveis “discutiram a necessidade de prevenir uma escalada na região, trabalhando em conjunto para uma paz duradoura no Médio Oriente”.

Horas antes, durante a recitação do ângelus, o Papa tinha reforçado a sua preocupação com o conflito entre Israel e a Palestina, numa intervenção em que denunciou a crise humana em Gaza e renovou os seus apelos à libertação dos reféns.

“Penso na grave situação humanitária em Gaza e entristece-me que também o hospital anglicano e a paróquia greco-ortodoxa tenham sido atingidos, nos últimos dias. Renovo o meu apelo, para que se abram espaços, se continue a fazer chegar as ajudas humanitárias e se libertem os reféns”, disse, desde a janela do apartamento pontifício.

OC