Presidente alemão anuncia demissão

presidente-ChristianChristian Wulff tem estado sob suspeita de um caso de corrupção e tráfico de influências. Angela Merkel já lamentou a saída do presidente.

O presidente alemão, de 52 anos, anunciou que vai apresentar a sua demissão do cargo.


A revelação foi feita hoje numa declaração ao país, marcada para prestar esclarecimento sobre o caso de corrupção e tráfico de influências no qual alegadamente está envolvido.


"Os desenvolvimentos dos últimos dias e semanas demonstram que a confiança do povo alemão, e por conseguinte o desempenho do meu cargo, foram seriamente prejudicadas", explicou Christian Wulff.


"Assim,", acrescentou, "não é possível continuar a exercer as minhas funções presidências".


As irregularidades terão ocorrido quando Christian Wulff era chefe do Governo Regional da Baixa Saxónia.


O até agora Presidente tem rejeitado insistentemente as acusações e ainda no início de Janeiro garantia que não se demitiria.


Angela Merkel lamenta


A chanceler alemã Angela Merkel já se pronunciou sobre o assunto. Numa curta declaração, Angela Merkel lamentou a saída de Christian Wulff e revelou que os dois partidos da coligação governamental vão entrar em negociações para encontrar um candidato ao cargo.

Segundo RR. Angela Merkel esclareceu ainda que vão também envolver os partidos da oposição para resolver o problema da sucessão de Christian Wulff.